Carnaval

O termo carnaval vem do latim carnelevarium ("tirar a carne") fazendo referência a proibição religiosa de comer carne durante a quaresma.

O carnaval é uma das festas populares mais tradicionais na história da humanidade. Sua celebração tem origem nos rituais pagãos ao Deus do vinho, Baco, nas festas que eram realizadas em homenagem ao buey Apis no Egito; ou nas "saturnalias" romanas, em homenagem ao Deus Saturno.

Através do tempo, o carnaval foi adotado pelos povos de tradição cristã. Nos dias de hoje, o carnaval é uma festa mais popular que religiosa.

Hoje o carnaval é festejado em várias partes do mundo, atraindo milhões turistas para vibrar, sentir, e cantar. Um ótimo exemplo, é o Carnaval do Rio de Janeiro no Brasil, o de Gualeguaychú em nosso país, o de Oruro na Bolivia, o de Veneza na Itália. Transmitem o estado de felicidade que os caracterizam, fazendo que participantes e espectadores se contagien com o intenso rítmo das "batucadas", disfrutando de um espectáculo cheio de música, luz ,brillo, e som.